Dicas para melhorar a segurança do seu condôminos





Casos de roubos e furtos a prédios e condomínios têm aparecido com frequência na mídia. Nem mesmo os mais modernos sistemas de segurança têm sido suficientes para inibir a ação de criminosos.


É fato que a grande maioria das ocorrências tem acontecido, principalmente, por descuido de porteiros e/ou dos próprios moradores. Por isso, separamos 10 medidas simples de segurança que podem evitar essas ocorrências. Veja abaixo:


1. Sempre que for entrar no prédio ou condomínio – seja a pé ou de carro – verifique se não há ninguém desconhecido ou em atitude estranha por perto. Caso desconfie, não entre e tente fazer contato com a portaria por telefone.


2. Nunca deixe um estranho entrar com você pelo portão de pedestres. Pode ser o golpe “carona” sendo aplicado. Educadamente, diga que o porteiro irá atendê-lo pelo interfone e feche o portão sem constrangimento.


3. Se baterem em sua porta ou tocarem a campainha de sua unidade sem que o porteiro tenha interfonado, não abra a porta sem antes verificar e identificar quem é pelo olho mágico. Se for um desconhecido, dispense-o sem abrir a porta e interfone imediatamente para a portaria averiguar. Pode ser um visitante que errou o apartamento, mas também pode ser um oportunista atrás de unidades vazias para furtar.


4. Quando for receber visitas, avise na portaria o nome das pessoas que irão procurar por você e não autorize que ninguém entre sem sua autorização.


5. Não comente sobre a rotina dos moradores e funcionários do condomínio, como horários de entrada e saída e trocas de turnos. Essa informação é valiosa para assaltantes.


6. Quando for entrevistar candidatos a empregados domésticos, receba-os, inicialmente, na portaria e exija sempre referências.


7. Não deixe cópias de chaves do apartamento na portaria do prédio. Caso aconteça algum incidente, bandidos terão livre acesso ao imóvel.


8. Receba encomendas somente na portaria do prédio depois que o entregador for identificado. Nunca autorize que subam ao apartamento.


9. Mesmo que algumas medidas de segurança adotadas causem algum transtorno nas questões práticas do seu dia-a-dia, procure apoiá-las no condomínio e discutir com seus vizinhos.


10. Mantenha sempre com você o telefone/celular do condomínio. Caso note alguma coisa estranha, avise imediatamente ou peça ajuda. Contamos com sua colaboração!

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square